domingo, 6 de setembro de 2009

Os cérebros de homens e mulheres são diferentes?

Bem, depois de quase três meses de muito trabalho e nenhum tempo disponível e com disposição para retomar este blog, volto para pensar sobre um assunto que surgiu em uma das aulas que frequento no meu programa de doutorado na USP: os cérebros dos homens diferem dos cérebros femininos? Se isso de fato acontece, quais as diferenças?
Lendo um artigo do boletim "On the Brain", publicado pela "The Harvard Mahoney Neuroscience Institute", Jill M. Goldstein, Ph.D., professora de Psiquiatria e Medicina na "Harvard Medical School", coloca que, de acordo com as pesquisas realizadas nos últimos 25 anos, em média, as mulheres têm desempenho melhor em certos tipos de tarefas verbais e emocionais, enquanto que os homens têm desempenho melhor em certas tarefas de matemática e habilidades espaciais. Entretanto, essas diferenças não acontecem em todos os tipos de habilidades verbais ou matemáticas e, segundo ela, há mais variabilidade no desempenho dentro de um mesmo sexo do que entre os sexos.
Os cientistas encontraram que ambos os sexos tendem a usar mais um hemisfério do cérebro  do que o outro para certas tarefas verbais, mas que as mulheres confiam menos fortemente em um único hemisfério para estas tarefas, diferentemente dos homens. Além disso, eles determinaram que, algumas habilidades de pensamento são mais dependentes de um hemifério no cérebro masculino, enquanto as mulheres poderão usar os dois hemisférios.
Somando-se a isso, a pesquisa tem mostrado que certas áreas do hipotálamo são diferentes em homens e mulheres. Por exemplo, a área pré-ótica que está envolvida no comportamento de acasalamento, é mais do que duas vezes maior em homens do que em mulheres. Algumas pesquisas sugerem que o corpo caloso, que serve como a principal passagem conectando os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, é maior e mais desenvolvido nas mulheres. Outros cientistas, usando ressonância magnética, argumentam, entretanto, que não há diferença entre os sexos ou que as diferenças existem somente em certas partes do corpo caloso. Pesquisadores canadenses mostraram que as mulheres têm mais neurônios no lobo frontal, a área do cérebro responsável pela razão, planejamento, partes do discurso, emoções e resolução de problemas.
A pesquisa de Goldstein, usando escaneamentos de cérebros de homens e mulheres com ressonância magnética, sugere que partes do córtex frontal (por exemplo, regiões reponsáveis pela função inibitória) são relativamente maiores nas mulheres, assim como partes do sistema límbico, tal como o hipocampo, que está envolvido nas funções de memória. Nos homens, as imagens mostram um córtex parietal relativamente maior, que governa o processamento visuoespacial e uma amidala maior, que controla o despertar e a agressão.
Curiosamente, um estudo conduzido pela "Carnegie Mellon University" encontrou que os hormônios sexuais alteramo desenvolvimento de certas estruturas cerebrais durante a puberdade e essas mudanças se prologam para a idade adulta. Usando um microscópio de ressonância magnética que produz imagens de reosulção muito maiores do que os escaneamentos por ressonância magnética, os cientistas descobriram que estruturas cerebrais específicas implicadas na cognição e nos transtornos neuropsiquiátricos mudam durante a puberdade , sob a influência dos hormônios sexuais. Eles encontraram que os cérebros infantis de ratos são similares em machos e fêmeas, mas que os altos níveis de hormônios durante a puberdade levam a diferenças dramáticas no tamanho das estruturas cerebrais em ratos adultos, incluindo aquelas regiões envolvidas na emoção, aprendizagem e memória.
Bem, quanto às habilidades de comunicação, acho que todas as mulheres nem precisam tomar conhecimento dos achados das pesquisas científicas para afirmarem que as mulheres têm dificuldades de estabelecer um padrão comunicativo eficiente com os homens.
Quanto ao resto, espero, sinceramente, que todas essas pesquisas possam, inclusive, auxiliar no melhor entendimento de transtornos psiquiátricos, tais como a depressão e ansiedade, que são mais prevalentes nas mulheres e a esquizofrenia que parece ser ligeriramente maior em homens, como deseja a Dra. Jill M. Goldstein com a sua pesquisa.
Só para relaxar...Dêem uma olhada nas diferenças entre os dois cérebros. Concordam? É só uma brincadeirinha (rsrs)...

Cérebro Feminino
Cérebro Masculino:
Encontrado em http://webmais.com/_img/variedades/cerebro_masculino.gif

3 comentários:

  1. Oi Professora, como sempre... seu texto está ótimo, bem completo!
    Gostaria de ler mais sobre aprendizagem da criança menor de um ano,a senhora tem algo pra nós?
    mil bjos Gabi

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou enviando um texto da UNICEF para vocês. Vejam se poderá ajudá-los. Abraços, Cristina.

    ResponderExcluir
  3. oii professora esse daki tambem fala sobre isso!

    Hipotálamo: Região do cérebro, situada na frente do tálamo e acima da hipófise, considerada o centro de controle do sistema nervoso autônomo e de várias funções importantes do organismo. Controla a hipófise anterior e posterior, por meio da secreção de neuro-hormônios estimulantes ou inibidores que, veiculados pelo sangue até a hipófise, coordenam a produção de hormônios da glândula, entre outras funções.

    Hipófise: glândula dupla (anterior e posterior). A anterior é constituída de tecido glandular e secreta hormônios importantes para todo o organismo. Secreta o hormônio do crescimento, a prolactina, hormônio estimulante dos folículos e também do hormônio estimulante das células intersticiais que ativam as glândulas sexuais masculinas. A hipófise posterior secreta a vasopressina e a ocitocina.

    ResponderExcluir