Neurociências, Psicolinguística Cognitiva Experimental, Psicologia Evolucionista,Terapia Cognitivo-Comportamental
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
JOFA - Bauru - 2012, Jornadas de Psicologia e Pedagogia da UNIP 2012 e III Colóquio Internacional de Análise do Discurso
Olá pessoal!
Estou, como sempre, em débito com vocês. Desde a minha última postagem, muita coisa aconteceu. Apresentei alguns trabalhos e assisti alguns pesquisadores e alunos apresentando trabalhos interessantes. Em agosto, eu e minha colega Cibelle Amato que é fonoaudióloga apresentamos uma mesa redonda em Bauru no evento: XIX Jornada Fonoaudiológica de Bauru, promovido pelos docentes do Departamento de Fonoaudiologia e discentes da graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia da FOB/USP. O tema de nossa mesa redonda foi: "A atuação interdisciplinar na Intervenção nos quadros de Autismo”. Adorei ter participado dessa mesa redonda porque a participação do público foi intensa, com perguntas e sugestões ao final da nossa fala. Os resumos que enviamos ao evento não foram publicados nos Anais, mas vocês poderão acessar o site oficial do evento com toda a programação e anais. Acessem aqui.
Em agosto, houve, na UNIP aqui de Santos, a Jornada de Psicologia - UNIP - Santos - 2012, organizada pelos alunos da graduação do curso de Psicologia, em comemoração aos 50 anos de Psicologia no Brasil. Apresentei uma mesa redonda com outros colegas. Analisamos uma caso sob a perspectiva das abordagens Fenomenológica, Cognitivo-Comportamental, Psicanalítica e Rogeriana. Posto aqui algumas fotos do evento:
Em setembro, houve, também, a Jornada de Pedagogia da Unip - Santos - 2012, com o tema: Pedagogia e Pesquisa: perspectivas. Apresentei uma pequena palestra intitulada "Dialongando com o pesquisador". Na verdade, foi uma conversa com o público (alunos da graduação em Pedagogia) sobre os caminhos que um pesquisador deve percorrer.
Agora, mais exatamente ontem, dia 25/09, eu e algumas integrantes de um dos grupos de pesquisa do qual faço parte, o GPPL (Grupo de Pesquisa em Psicolinguística), coordenadora pela Profª Drª Lélia Erbolato Melo, apresentamos uma mesa redonda no III Colóquio Internacional de Análise do Discurso que aconteceu na Universidade Federal de São Carlos. O tema da minha fala foi "Metacognição e aquisição de competência em leitura e escrita". Foi muito agradável ter a oportunidade de compartilhar essa responsabilidade com pesquisadoras tão bem conceituadas como as colegas do grupo. Eis aqui a foto que tiramos ao final de nossa apresentação:
sábado, 11 de fevereiro de 2012
Entrevista com o Prof. Roberto Lent
Entrevista com o Prof. Roberto Lent, pesquisador e professor na Universidade Federal do Rio de janeiro e autor do livro "Cem bilhões de neurônios", em que ele fala sobre a dissonância entre a produção científica brasileira e os indicadores educacionais. A educação brasileira não avança como tem feito a ciência. Isso nos leva a crer que a educação, dentre outras coisas, não está levando em conta e usando os achados que a ciência tem apontado...
Assistam aqui a entrevista.
Assistam aqui a entrevista.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Fundamentos Neurolinguisticos e a Alfabetização
Olá a todos!
Como os leitores deste blog já sabem, sou professora de cursos de pós-graduação na UNIMONTE, aqui em Santos. Um dos cursos chama-se "Alfabetização e Letramento" e sou responsável por ministrar a disciplina "Fundamentos Neurolinguísticos e a Alfabetização". Os temas desenvolvidos nessa disciplina são os seguintes:
- A diferença neurobiológica entre linguagem falada e linguagem escrita.
- Descrição das rotas usadas para leitura, segundo a Psicolinguística Cognitiva.
- Explicitação das habilidades para a leitura e o papel da consciência fonológica na aquisição de competência de leitura e escrita.
- Descrição dos distúrbios da escrita e da leitura.
São temas super interessantes e que demandam horas de estudo...Um dos trabalhos que costumo pedir aos alunos é uma tarefa criada em uma WebQuest que elaborei sobre a consciência fonológica. Veja:
Consciência Fonológica
A turma deste ano de 2011 elaborou algumas apresentações que disponibilizo aqui:
Trabalhos sobre Consciência Fonológica
Sintam-se à vontade para comentarem.
Até mais!
Como os leitores deste blog já sabem, sou professora de cursos de pós-graduação na UNIMONTE, aqui em Santos. Um dos cursos chama-se "Alfabetização e Letramento" e sou responsável por ministrar a disciplina "Fundamentos Neurolinguísticos e a Alfabetização". Os temas desenvolvidos nessa disciplina são os seguintes:
- A diferença neurobiológica entre linguagem falada e linguagem escrita.
- Descrição das rotas usadas para leitura, segundo a Psicolinguística Cognitiva.
- Explicitação das habilidades para a leitura e o papel da consciência fonológica na aquisição de competência de leitura e escrita.
- Descrição dos distúrbios da escrita e da leitura.
São temas super interessantes e que demandam horas de estudo...Um dos trabalhos que costumo pedir aos alunos é uma tarefa criada em uma WebQuest que elaborei sobre a consciência fonológica. Veja:
Consciência Fonológica
A turma deste ano de 2011 elaborou algumas apresentações que disponibilizo aqui:
Trabalhos sobre Consciência Fonológica
Sintam-se à vontade para comentarem.
Até mais!
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Apresentação no Seminário da Unicsul
Olá a todos!
Bem, as apresentações no IV Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul aconteceram na semana passada. Apenas eu, Márcia Regina Fumagalli Marteleto, Carolina Carvalho, Terezinha de Jesus Costa e a líder do nosso Grupo de Pesquisa em Psicolínguística da USP (GPPL), Profª Dra. Lélia Erbolato Melo, apresentamos trabalhos. O clima foi de descontração e foi uma ótima oportunidade para nós, do grupo, discutirmos as linhas teóricas de cada uma. O bom de fazer parte de um grupo como esse (multidisciplinar) é que aprendemos uns com os outros, já que nos envolvemos em atividades conjuntas.
Depois das apresentações, fomos tomar um café no shopping Anália Franco, para discutirmos um pouco mais sobre as impressões do Seminário e do trabalho e destino do nosso grupo. Ana Virgínia, que esteve presente, não apresentou, mas torço para que consiga iniciar seu mestrado, o mais rapidamente possível!
Disponibilizo, aqui, algumas fotos do evento.
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Bem, as apresentações no IV Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul aconteceram na semana passada. Apenas eu, Márcia Regina Fumagalli Marteleto, Carolina Carvalho, Terezinha de Jesus Costa e a líder do nosso Grupo de Pesquisa em Psicolínguística da USP (GPPL), Profª Dra. Lélia Erbolato Melo, apresentamos trabalhos. O clima foi de descontração e foi uma ótima oportunidade para nós, do grupo, discutirmos as linhas teóricas de cada uma. O bom de fazer parte de um grupo como esse (multidisciplinar) é que aprendemos uns com os outros, já que nos envolvemos em atividades conjuntas.
Depois das apresentações, fomos tomar um café no shopping Anália Franco, para discutirmos um pouco mais sobre as impressões do Seminário e do trabalho e destino do nosso grupo. Ana Virgínia, que esteve presente, não apresentou, mas torço para que consiga iniciar seu mestrado, o mais rapidamente possível!
Disponibilizo, aqui, algumas fotos do evento.
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domingo, 6 de novembro de 2011
Apresentação de trabalho no IV Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul
Olá a todos, mais uma vez hoje!
Teremos, nesta semana, do dia 8 a 11 de novembro, o IV Seminário Internacional de Linguística da Cruzeiro do Sul - IV SIL (Discurso, Gênero e Memória). O Seminário acontecerá na Universidade Cruzeiro do Sul - campus Anália Franco e eu e algumas minhas colegas do Grupo de Pesquisa em Psicolingística da USP (GPPL)apresentaremos trabalhos no simpósio "Cognição e Linguagem: diferentes perspectivas teóricas e metodológicas", coordenado pela líder de nosso grupo, Profa Dra Lélia Erbolato Melo. Nosso simpósio acontecerá no dia 09, a partir das 13:30. Os trabalhos que serão apresentados serão os seguintes:
• COMPREENSÃO LEITORA, ELABORAÇÃO TEXTUAL E FUNÇÃO PRAGMÁTICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE – Carolina Alves Ferreira de Carvalho
• PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES METACOGNITIVAS EM ESCRITA E LEITURA – Cristina de Andrade Varanda
• INTERAÇÃO ENTRE OS CÓDIGOS VERBAL E NÃO VERBAL EM NARRATIVA INFANTIL: ALGUMAS REFLEXÕES – Lélia Erbolato Melo
• INFLUÊNCIA DE HABILIDADES COGNITIVAS NA ADAPTAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO – Márcia Regia Fumagalli Marteleto
• O JOGO DE FAZ DE CONTA E AS CONDUTAS COMUNICATIVAS COMO FONTES DE CONHECIMENTO – Terezinha de Jesus Costa
Aqui está o link para o endereço do Seminário:
IV Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul
Esperamos por vocês e até lá!!!
Teremos, nesta semana, do dia 8 a 11 de novembro, o IV Seminário Internacional de Linguística da Cruzeiro do Sul - IV SIL (Discurso, Gênero e Memória). O Seminário acontecerá na Universidade Cruzeiro do Sul - campus Anália Franco e eu e algumas minhas colegas do Grupo de Pesquisa em Psicolingística da USP (GPPL)apresentaremos trabalhos no simpósio "Cognição e Linguagem: diferentes perspectivas teóricas e metodológicas", coordenado pela líder de nosso grupo, Profa Dra Lélia Erbolato Melo. Nosso simpósio acontecerá no dia 09, a partir das 13:30. Os trabalhos que serão apresentados serão os seguintes:
• COMPREENSÃO LEITORA, ELABORAÇÃO TEXTUAL E FUNÇÃO PRAGMÁTICA DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE – Carolina Alves Ferreira de Carvalho
• PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES METACOGNITIVAS EM ESCRITA E LEITURA – Cristina de Andrade Varanda
• INTERAÇÃO ENTRE OS CÓDIGOS VERBAL E NÃO VERBAL EM NARRATIVA INFANTIL: ALGUMAS REFLEXÕES – Lélia Erbolato Melo
• INFLUÊNCIA DE HABILIDADES COGNITIVAS NA ADAPTAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO – Márcia Regia Fumagalli Marteleto
• O JOGO DE FAZ DE CONTA E AS CONDUTAS COMUNICATIVAS COMO FONTES DE CONHECIMENTO – Terezinha de Jesus Costa
Aqui está o link para o endereço do Seminário:
IV Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul
Esperamos por vocês e até lá!!!
Trabalho apresentado e novidades no 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
Olá a todos!
Pessoal, apresentei meu trabalho e tudo correu muito bem. Ufa! A banca da minha apresentação foi composta por duas fonoaudiólogas (Débora Maria Befi-Lopes e Ana Luiza Navas) que elogiaram o trabalho, além do apoio e elogios de minha orientadora de doutorado, Fernanda Dreux Miranda Fernandes, é claro. Muito bom! Vou postar algumas fotos, aqui, da minha apresentação.
Minhas colegas do Laboratório de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP (Thaís Ferreira Santos, Ana Gabriela Lopes Pimentel, Juliana Isidro Balestro, Cibelle Albuquerque de la Higuera Amato, Danielle Azarias Defense Netrval, Milene Rossi Pereira Barbosa, Vivian de Campos Valino e Camila Andrioli Lacerda) fizeram um super sucesso nas apresentações de posters.
O congresso foi muito bom, assisti à várias palestras e mesas, mas gostaria de chamar a atenção para o painel "Métodos Epidemiológicos na Produção do Conhecimento Científico" em que Silvia Ferrite e Sônia Venâncio deram uma ótima aula sobre métodos epidemiológicos.
No painel "Testes Disponíveis", Débora Maria Befi-Lopes, Jaime Luiz Zorzi e Simone Aparecida Capellini explicaram as diferenças entre protocolos e testes e fizeram uma varredura em todos os testes disponíveis, nas áreas de linguagem oral e escrita, para uso na Fonoaudiologia, principalmente. Um dos testes apontados por Capellini, foi o TVFusp, que avalia compreensão autiva de palavras para crianças de 7 aos 10 anos de idade. O teste foi publicado no livro "Teste de Vocabulário por Figuras Usp - TVfusp: normatizado para avaliar compreensão auditiva de palavras dos 7 aos 10 anos", organizado por Fernando C. Capovilla. O livro apresenta a versão original e abreviada do teste e sua validação por comparação com outras provas e testes. Há dois capítulos em que apareço como coautora, o capítulo 3 - Estudo 1: Validação desenvolvimental e normatização do TVfusp-139o com alunos de 1ª a 3ª série do Ensino Fundamental público de nível sócio-econômico muito baixo e o capítulo 4 - Estudo 2: Validação desenvolvimental do TVfusp-139o com alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental público de nível sócio-economico baixo, e validação de critério por comparação com provas de competência de leitura por decodificação e reconhecimento visual direto (TCLPP-o), compreensão de leitura de sentenças (TCLS-o), consciência fonológica por escolha de figuras (PCFF-o), escrita sob ditado (Pesd-PP), e desempénho em Português (Saresp). Vou postar a foto e referência do livro, aqui também.
Até mais, porque semana que vem, tem mais congresso e apresentação. Posto depois!
Minhas colegas do Laboratório de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP (Thaís Ferreira Santos, Ana Gabriela Lopes Pimentel, Juliana Isidro Balestro, Cibelle Albuquerque de la Higuera Amato, Danielle Azarias Defense Netrval, Milene Rossi Pereira Barbosa, Vivian de Campos Valino e Camila Andrioli Lacerda) fizeram um super sucesso nas apresentações de posters.
O congresso foi muito bom, assisti à várias palestras e mesas, mas gostaria de chamar a atenção para o painel "Métodos Epidemiológicos na Produção do Conhecimento Científico" em que Silvia Ferrite e Sônia Venâncio deram uma ótima aula sobre métodos epidemiológicos.
No painel "Testes Disponíveis", Débora Maria Befi-Lopes, Jaime Luiz Zorzi e Simone Aparecida Capellini explicaram as diferenças entre protocolos e testes e fizeram uma varredura em todos os testes disponíveis, nas áreas de linguagem oral e escrita, para uso na Fonoaudiologia, principalmente. Um dos testes apontados por Capellini, foi o TVFusp, que avalia compreensão autiva de palavras para crianças de 7 aos 10 anos de idade. O teste foi publicado no livro "Teste de Vocabulário por Figuras Usp - TVfusp: normatizado para avaliar compreensão auditiva de palavras dos 7 aos 10 anos", organizado por Fernando C. Capovilla. O livro apresenta a versão original e abreviada do teste e sua validação por comparação com outras provas e testes. Há dois capítulos em que apareço como coautora, o capítulo 3 - Estudo 1: Validação desenvolvimental e normatização do TVfusp-139o com alunos de 1ª a 3ª série do Ensino Fundamental público de nível sócio-econômico muito baixo e o capítulo 4 - Estudo 2: Validação desenvolvimental do TVfusp-139o com alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental público de nível sócio-economico baixo, e validação de critério por comparação com provas de competência de leitura por decodificação e reconhecimento visual direto (TCLPP-o), compreensão de leitura de sentenças (TCLS-o), consciência fonológica por escolha de figuras (PCFF-o), escrita sob ditado (Pesd-PP), e desempénho em Português (Saresp). Vou postar a foto e referência do livro, aqui também.
Até mais, porque semana que vem, tem mais congresso e apresentação. Posto depois!
Minha apresentação no congresso
Livro: "Teste de Vocabulário por Figuras USP - TVfusp: normatizado para avaliar compreensão auditiva de palavras dos 7 aos 10 anos", organizado por Fernando C, Capovilla
Eu, Camila Andrioli e Thaís Ferreira Santos
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
Boa noite!
Congresso novo e apresentação de trabalho chegando. O 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia vai acontecer em São Paulo, no WTC - Sheraton, de 30 de outubro a 02 de novembro de 2011. Vou apresentar o trabalho "Perfil comunicativo, de interação social e comportamento de indivíduos no espectro autístico" em coautoria com minha orientadora de doutorado, Profª Dra. Fernanda Dreux Miranda Fernandes. O nosso trabalho será apresentado no dia 31, da 17h30 às 19h no Teatro. Essa apresentação oral é parte da minha tese de doutorado, defendida no início deste ano. Outras colegas do Laboratório de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP também vão apresentar trabalhos. O site do congresso com informações mais detalhadas, disponibilizo abaixo. Até lá!!!
19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
Congresso novo e apresentação de trabalho chegando. O 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 8º Congresso Internacional de Fonoaudiologia vai acontecer em São Paulo, no WTC - Sheraton, de 30 de outubro a 02 de novembro de 2011. Vou apresentar o trabalho "Perfil comunicativo, de interação social e comportamento de indivíduos no espectro autístico" em coautoria com minha orientadora de doutorado, Profª Dra. Fernanda Dreux Miranda Fernandes. O nosso trabalho será apresentado no dia 31, da 17h30 às 19h no Teatro. Essa apresentação oral é parte da minha tese de doutorado, defendida no início deste ano. Outras colegas do Laboratório de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP também vão apresentar trabalhos. O site do congresso com informações mais detalhadas, disponibilizo abaixo. Até lá!!!
19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
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