domingo, 6 de novembro de 2011

Trabalho apresentado e novidades no 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

Olá a todos!

Pessoal, apresentei meu trabalho e tudo correu muito bem. Ufa! A banca da minha apresentação foi composta por duas fonoaudiólogas (Débora Maria Befi-Lopes e Ana Luiza Navas) que elogiaram o trabalho, além do apoio e elogios de minha orientadora de doutorado, Fernanda Dreux Miranda Fernandes, é claro. Muito bom! Vou postar algumas fotos, aqui, da minha apresentação.
Minhas colegas do Laboratório de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP (Thaís Ferreira Santos, Ana Gabriela Lopes Pimentel, Juliana Isidro Balestro, Cibelle Albuquerque de la Higuera Amato, Danielle Azarias Defense Netrval, Milene Rossi Pereira Barbosa, Vivian de Campos Valino e Camila Andrioli Lacerda) fizeram um super sucesso nas apresentações de posters.
O congresso foi muito bom, assisti à várias palestras e mesas, mas gostaria de chamar a atenção para o painel "Métodos Epidemiológicos na Produção do Conhecimento Científico" em que Silvia Ferrite e Sônia Venâncio deram uma ótima aula sobre métodos epidemiológicos.
No painel "Testes Disponíveis", Débora Maria Befi-Lopes, Jaime Luiz Zorzi e Simone Aparecida Capellini explicaram as diferenças entre protocolos e testes e fizeram uma varredura em todos os testes disponíveis, nas áreas de linguagem oral e escrita, para uso na Fonoaudiologia, principalmente. Um dos testes apontados por Capellini, foi o TVFusp, que avalia compreensão autiva de palavras para crianças de 7 aos 10 anos de idade. O teste foi publicado no livro "Teste de Vocabulário por Figuras Usp - TVfusp: normatizado para avaliar compreensão auditiva de palavras dos 7 aos 10 anos", organizado por Fernando C. Capovilla. O livro apresenta a versão original e abreviada do teste e sua validação por comparação com outras provas e testes. Há dois capítulos em que apareço como coautora, o capítulo 3 - Estudo 1: Validação desenvolvimental e normatização do TVfusp-139o com alunos de 1ª a 3ª série do Ensino Fundamental público de nível sócio-econômico muito baixo e o capítulo 4 - Estudo 2: Validação desenvolvimental do TVfusp-139o com alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental público de nível sócio-economico baixo, e validação de critério por comparação com provas de competência de leitura por decodificação e reconhecimento visual direto (TCLPP-o), compreensão de leitura de sentenças (TCLS-o), consciência fonológica por escolha de figuras (PCFF-o), escrita sob ditado (Pesd-PP), e desempénho em Português (Saresp). Vou postar a foto e referência do livro, aqui também.
Até mais, porque semana que vem, tem mais congresso e apresentação. Posto depois!

Minha apresentação no congresso
Livro: "Teste de Vocabulário por Figuras USP - TVfusp: normatizado para avaliar compreensão auditiva de palavras dos 7 aos 10 anos", organizado por Fernando C, Capovilla



Eu, Camila Andrioli e Thaís Ferreira Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário