Olá a todos!
Bem, a apresentação oral no Congresso em Turim foi ótima, apesar de que ainda não tive chance de assistir a gravação feita pela minha sobrinha. Nesta semana, eu deveria estar em Portugal para a apresentação de um trabalho no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia na Universidade do Minho em Braga. Infelizmente, não foi possível fazer duas viagens à Europa tão próximas assim por uma série de razões. No entanto, minha colega Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes irá, também, apresentar um trabalho e se prontificou a levar meu poster que será apresentado amanhã, dia 13 de setembro. Meu trabalho tem o título "ESTILOS COGNITIVOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA", produto de uma pesquisa que fiz quando estava em meu curso de especialização na Universidade Federal Fluminense. Trata-se de uma investigação sobre os perfis cognitivos de alunos de cursos a distância. Esses perfis cognitivos poderão fornecer parâmetros para a customização dos ambientes e estilos de mediação e tutoria dos cursos a distância. Estou disponibilizando a programação completa do evento aqui:
Programação completa
Até a próxima!!!
Neurociências, Psicolinguística Cognitiva Experimental, Psicologia Evolucionista,Terapia Cognitivo-Comportamental
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
sábado, 17 de agosto de 2013
Rumo ao 29th World Congress of the IALP
Bem, faltam alguns dias para o meu embarque. Estou indo para Turim para apresentar um trabalho nº 29º Congresso Mundial da IALP (International Association of Logopedics and Phoniatrics) que começa no dia 25 e vai até o dia 29 de agosto. Meu trabalho será uma apresentação oral com o título EVALUATING SYNTACTIC AWARENESS IN AUTISM". Vou ter exatos 15 minutos para falar, em inglês, sobre a experiência de ter avaliado a consciência sintática em crianças no espectro do autismo, (pois é, a apresentação terá de ser em inglês, meu italiano ainda não é suficientemente fluente para a tarefa...) Enfim, estou bastante animada, mas, ao mesmo tempo, ansiosa, pois esta é a primeira vez que vou a um congresso fora daqui como palestrante. Minha sobrinha Isabella será a única pessoa da minha família a ter a oportunidade de assistir a minha apresentação. Vou pedir a ela, inclusive, que filme tudo (sou um pouco masoquista, quero todos os erros gravados para não repeti-los em uma próxima oportunidade). Aliás a próxima oportunidade não está longe. Vai acontecer na Universidade do Minho em Braga em setembro, mas isso é matéria para outro post. Vou deixar, aqui, o endereço do congresso da IALP para quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre ele ou, quem sabe, ainda dá tempo, fazer uma inscrição e assistir a minha apresentação e outras tantas que podem interessar.
Além disso, faço questão de disponibilizar o endereço com a programação oficial. Cristina Varanda aparece na página 35 e 215. Aqui vai o endereço da programação:
Além disso, faço questão de disponibilizar o endereço com a programação oficial. Cristina Varanda aparece na página 35 e 215. Aqui vai o endereço da programação:
Gente, preciso de desejos de boa sorte e ânimo para preparar a minha apresentação em Power Point (meu prazo máximo e 2ª feira)!!!!
sábado, 29 de junho de 2013
GEL 2013

A ideia é discutirmos, com base em pesquisas realizadas nas áreas de Linguística, Psicolinguística e Psicologia, as características diferenciadoras e os pontos de integração entre as formas de dizer e expressar significando dentro de uma interação social, além de levantar questões sobre o tema da avaliação da linguagem em sala de aula. Os temas a serem abordados serão os seguintes:
- "A regulação discursiva como estratégia de interação na co-construção da narrativa oral" - Lélia Erbolato Melo.
- "Avaliação de leitura no ensino fundamental na perspectiva da Psicologia Cognitiva" - Cristina de Andrade Varanda.
- "Provinha Brasil: uma análise a partir da abordagem cognitiva de leitura e seus resultados" - Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes.
- "A educação de surdos no Brasil: dicionarização de LIBRAS" - Aline Cristina Lofrese Mauricio.
- "Produção de Narrativa Oral Infantil : relato de um experimento" - Ana Virgínia Gomes de Souza Pinto.
Lélia Erbolato Melo examinará, por meio de seu relato, a co-construção da narrativa oral, tendo como
referência a regulação discursiva (Caron, 1983), entre adulto e criança de 5, 8
e 10 anos de idade, as formas deste engajamento com uma sequência de imagens projetada
no computador, e os modos interativos, segundo Préneron (2004).
Em seguida, Cristina de Andrade Varanda discutirá a metodologia e os resultados de uma pesquisa realizada em Escola Municipal,
na cidade de Santos, SP, a partir da aplicação do Teste de competência de
leitura silenciosa de palavras e pseudopalavras – TCLPP (Capovilla et al.,
2000; Capovilla, Macedo et al., 1998), e do Teste de Compreensão de leitura de
sentenças – TCLS (Capovilla et al., 2004).
Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes fará uma análise da Matriz de Referência para
avaliação da alfabetização e do letramento inicial da Provinha Brasil, conforme
Barreira e Maluf (2003) e Capovilla e Capovilla (2000), e verificar os
resultados obtidos nas Unidades Municipais de Educação de Santos/SP, nos anos
de 2011 e 2012 que é parte de sua pesquisa de doutorado.
Aline Cristina Lofrese Mauricio, coautora do Novo DEIT-Libras, fará uma descrição e comentários da versão atualizada do Dicionário
da Língua de Sinais Brasileira (Capovilla & Raphael, 2001). Esta nova
versão baseia-se no paradigma da Linguística e Neurociência Cognitiva, que
promove o engajamento compreensivo e a articulação de processamento pelos
hemisférios esquerdo e direito, além do cerebelo.
Ana Virginia Gomes de Souza Pinto fará o relato de uma pesquisa feita com crianças de 6 anos de idade, em que reproduziram uma história, a partir de uma sequência cronológica de imagens, envolvendo uma situação-problema entre dois personagens. O foco da análise são os
processos mentais que norteiam as relações entre a linguagem (compreensão e produção) e as situações
de comunicação, e o papel da tutela do adulto (Bruner, 1991).
As inscrições para participar no GEL 2013 podem ser feitas pelo site: GEL 2013.
Esperamos vocês lá!!!!!!
quinta-feira, 20 de junho de 2013
Provinha-Brasil: instrumento avaliativo de leitura discutido nna abordagem cognitiva de leitura
Olá colegas pedagogos, psicólogos, linguistas, psicolinguistas, fonoaudiólogos e psicopedagogos, faz tempo, mas pretendo retomar o uso desse blog, preciso, falta, apenas, um cronograma que pretendo seguir para dar conta disso.
Bem, o segundo semestre deste ano promete com o número de palestras e atividades com as quais estou envolvida. Terei uma apresentação de trabalho em um congresso em Turim em agosto e outro na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, em setembro. Vou contar sobre isso, mais adiante em outros posts. Neste momento e para esta semana, teremos uma palestra no dia 28/06 aqui em São Paulo proferida pela Me Eva Cristina Mendes que discutirá alguns resultados obtidos na Provinha Brasil-Leitura com base na abordagem cognitiva de leitura. A palestra é gratuita.Não percam, acho que vai ser muito boa, porque a ideia é inovadora, ou seja, como poderemos fazer bom uso dos resultados de avaliações oficiais de leitura, sob a perspectiva da abordagem cognitiva de leitura. Espero vocês lá!!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)