segunda-feira, 3 de outubro de 2011

COGNIÇÃO E LINGUAGEM: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES

Olá a todos vocês leitores deste blog. Faz algum tempo que não posto nada por aqui, mas, acreditem, a vida tem sido meio complicada...
Pessoal, no dia 17 de agosto, na livraria da Vila, em São Paulo, nós (eu, a profª Lélia Erbolato Melo e outras autoras que fazem parte de um grupo de pesquisa sobre psicolinguística) lançamos o livro "COGNIÇÃO E LINGUAGEM: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES" pela editora CRV. O coquetel de lançamento foi bem animado e agradeço muitíssimo a presença daqueles que puderam nos prestigiar.
Pessoal, a leitura de nosso livro é recomendada a psicólogos, fonoaudiólogos, linguistas, psicolinguistas e professores de língua materna. O livro aborda a questão das possíveis relações entre pensamento e linguagem e as hipóteses sobre o papel da linguagem no conhecimento humano e/ou da cognição na aquisição da linguagem. Somos 13 autoras, no total e sou autora do 3º capítulo: "Metacognição e aquisição de competência em leitura e escrita".
O livro está dividido da seguinte forma:
PRIMEIRA PARTE
A correlação entre argumentação e explicação na fala da criança
Lélia Erbolato Melo
SEGUNDA PARTE
Explicação e justificação: desafios cognitivos e interacionais
Lélia Erbolato Melo
TERCEIRA PARTE
Variedade das condutas e dos contextos em pesquisa: perspectivas interdisciplinares
CAPÍTULO 1
Desvendando a narrativa do sonho na criança
Daniela Pannuti
CAPÍTULO 2
O faz de conta como uma estratégia discursiva em sala de aula
Terezinha de Jesus Costa
CAPÍTULO 3
Metacognição e aquisição de competência em leitura e escrita
Cristina de Andrade Varanda
CAPÍTULO 4
Habilidades cognitivas e adaptativas em crianças autistas
Marcia Regina Fumagalli Marteleto
CAPÍTULO 5
O papel da narrativa para o desenvolvimento
da linguagem em pré-escolares
Selma Mie Isotani
Ana Carina Tamanaha
CAPÍTULO 6
Correlações entre episódios e eventos em narrativas infantis
Ana Lucia Artoni Kozonara
CAPÍTULO 7
Relação entre a função pragmática da linguagem
e a competência em leitura, elaboração e produção de textos
Clara Regina Brandão de Avila
Carolina Alves de Carvalho
Juliana Faleiros Paolucci-Bigarelli
Adriana de Souza Batista Kida
CAPÍTULO 8
Efeitos da mediação do adulto no processo
de aquisição da linguagem em crianças autistas
Jacy Perissinoto
O livro está à venda no site da editora e também na Livraria da Vila na Rua Fradique Coutinho e também no shopping Pátio Higienópolis. Eu, pessoalmente, gostaria muito de receber devolutivas sobre o que os leitores acharam do livro e, principalmente, do meu capítulo. Aguardo comentários de vocês.
Vou tentar postar algumas fotos aqui (do lançamento e da capa do livro). Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário